quarta-feira, 30 de maio de 2012

    O Centro de Apoio ao Surdo CAS/SEE/AC participou da abertura da II Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil, com palestras, oficinas e a assinatura do Pacto Estadual com adesão do Acre ao Plano Federal "Viver Sem Limites", o evento contou com a presença da Ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
  
  Lançado em novembro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Viver sem Limite surge em cumprimento às prerrogativas da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e ratificada pelo país com status de emenda constitucional. Atualmente, segundo dados do censo do IBGE/2010, existem 45,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Destes, 165.823 residem do estado do Acre.

  A adesão do Estado do Acre ao Programa federal "Viver sem Limites" trará grandes beneficios ao nosso Estado em vários setores e no nosso caso a Educação, já que o mesmo prevê  a criação de Cursos de Formação de professores Bilíngues (LIBRAS/PORTUGUÊS ESCRITO) para atuarem junto aos alunos Surdos seja na rede regular de ensino, em classes bilíngues, Atendimento Educacional Especializado, tecnologias assistivas, etc.

Dias muito importantes.

Comunidade Surda Acreana participando do evento.

Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), assinando o pacto estadual do Plano Federal de Apoio às Pessoas com Deficiência  "Viver Sem Limites".

Intérpretes do CAS/SEE/AC presentes no evento.
   

Nenhum comentário: